Thursday 21 January 2010

O que é a Astrologia?

Astrologia não é um fenômeno moderno. Sua origem, assim como a Astronomia, data da primeira vez que seres humanos olharam para o céu e tentaram entender o que era aquilo diante de seus olhos. Portanto não há como precisar o momento que ela surgiu.

Por muitos séculos a Astronomia e a Astrologia caminharam juntas, sendo difícil definir uma linha clara entre a ciência e a pseudo-ciência. Muitos dos responsáveis por grandes avanços na Astronomia ainda tinham pensamento atados à Astrologia, na crença de que a posição dos astros tinha alguma influência nas relações humanas.

Hoje em dia, uma vez que a ciência já definiu a Astrologia como apenas uma pseudo-ciência, uma crença ausente de evidências e semelhante à qualquer religião, seria razoável assumir que esse fenômeno teria cada vez menos espaço na nossa sociedade. No entanto, observamos extamente o oposto.

A crença irracional da Astrologia tem mais espaço em um típico jornal que a ciência. O horóscopo, que nada mais é que um algomerado de conselhos randômicos aplicáveis a qualquer sujeito que o leia, tem sempre seu espaço.

Qual o motivo para tanta supertição? Porque perder tanto tempo com uma pseudo-ciência, claramente absurda em todos seus aspectos?

No comments:

Post a Comment