Saturday 16 January 2010

À Procura de outras Terras

Inicio este Blog com algo que está na minha mente nos últimos dias, e acredito ser de interesse de qualquer pessoa, pelo menos um pouco.

No ano passado a NASA lançou uma missão com o objetivo de detectar exoplanetas, isto é, planetas fora do nosso sistema solar. Até o presente momento já descobrimos pouco mais de 400 planetas, mas quase todos são parecidos com o nosso vizinho Júpiter, onde não acreditamos que vida como a existente na terra pode ocorrer.

Esta missão carrega o nome de Johannes Kepler, o mesmo que descreveu as órbitas dos planetas como elipses e encontrou equações para os movimentos, mais tarde generalizadas por Isaac Newton.

O objetivo da missão KEPLER é determinar qual a frequência de planetas semelhantes à terra e felizmente já temos a capacidade tecnológica de efetuar tal experimento.

É um primeiro passo para que possamos responder à uma questão que há tanto tempo nos persegue:

Estamos sozinhos no universo?

http://www.youtube.com/watch?v=65gbieOoD74


1 comment:

  1. É verdade, esse tema sempre me interessou também. Desde criança, eu ma faço a mesma pergunta.
    Mas não precisa ter um intelecto muito desenvolvido pra perceber que perto de um universo tão vasto, o ser humano, tão atrasado como ele é, viva sozinho.

    É quase matematicamente impossível.

    Ainda tô esperando muito resultado desse projeto Kepler, muita gente vai morder a língua e a humanidade só vai ter a aprender com isso.

    ReplyDelete